domingo, 7 de agosto de 2011

SEMIÓTICA, SÍMBOLOS E SIGNOS

A Semiótica 
A Semiótica (do grego σημειωτικός (sēmeiōtikos) literalmente "a ótica dos sinais"), é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. 

Símbolos

Os seres humanos usam símbolos a muito tempo, provavelmente os símbolos surgiram junto com os primeiros hominídeos a pisar na terra.
Os símbolos foram criados pela necessidade de nos comunicarmos, é  um sinal ou uma imagem, representando um objeto, um ser vivo ou uma situação. Criamos um meio de com uma simples figura possamos resgatar em nossa consciência uma quantidade muito grande de informações. 
Podemos ter o mesmo símbolo som diversos significados, dependendo da situação, região ou cultura  a qual estiver inserido.
“A Semiótica é a ciência dos processos significativos, dos signos lingüísticos e das linguagens. Esses processos significativos são
mediados pela materialidade da palavra grafada ou falada, de
símbolos escritos, gestuais ou naturais, e acontecem sempre que alguma coisa significa algo para alguém.”
Signos
Os signos que são associados aos seus objetos em virtude de uma
lei ou convenção são chamados de símbolos.
Todas as palavras são símbolos porque não denotam coisas em particular, mas espécies de coisas, próprios da sua língua de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário